motivos

Cinco motivos para sua empresa adotar o rastreamento de veículos.

Quando os empreendedores que operam no ramo logístico de distribuição de produtos pensam em rastreamento veicular logo imaginam fatores relacionados à segurança e à boa gestão de seus automóveis de carga.

Mas existem alguns outros excelentes motivos para se adotar um sistema de rastreamento de alto nível para sua organização, o que seria benéfico até mesmo para um empreendimento de menor porte.

Se você é gestor ou dono de uma pequena ou média empresa ou tem uma firma que tem na logística um de seus serviços operacionais básicos, confira agora mesmo nosso artigo para entender o que sua organização poderá ganhar ao adotar uma solução de rastreamento de frota.

Controle absoluto e em tempo real da frota.

Especialmente quando o número de carros da frota é reduzido, limitando-se a um ou dois caminhões, por exemplo, os donos do negócio normalmente pensam que não vale tanto a pena investir em um sistema para gerir os deslocamentos e o tempo gasto no cumprimento das rotas.

No entanto, quando há um monitoramento constante da frota, tanto os empreendedores que estão à frente de organizações com frotas enormes quanto aqueles que possuem frotas enxutas, terão acesso a dados importantes sobre como os carros estão sendo utilizados pelos motoristas e onde eles estão a cada etapa do processo logístico.

Dessa forma, passa a ser viável acompanhar, por meio do sistema de rastreamento da frota, qual é a localização de cada veículo naquele instante, o itinerário que foi percorrido, a velocidade média de deslocamento e qual o nome do motorista responsável pelo carro, por exemplo, dentre outros inúmeros fatores que podem ser do interesse do gestor.

Precisão nas informações e tomada de decisões.

Com um sistema de rastreamento veicular de alta tecnologia, pode-se ter acesso não só às rotas, mas à movimentação da frota em geral e a todas as demais informações sobre o veículo em tempo real.

Por conta disso, a taxa de geração e recebimento de informações incorretas cai a praticamente zero, de maneira que as operações logísticas que envolvem as cargas, descargas e entregas nos destinos adequados atingem um nível de confiabilidade e exatidão sem igual se comparadas a uma organização que não adota um sistema do mesmo nível.

Rapidamente se saberá sobre algum desvio, acidente ou eventual sinistro, como um roubo de carga, o que vai permitir que o dono do empreendimento ou seu gestor encarregado tome as devidas providências da forma mais ágil possível, municiando os apropriados reparos e acionando os seguros, caso necessário, tudo com muito mais segurança de que se está tomando a decisão mais acertada.

Os sistemas mais modernos disparam mensagens automáticas na ocorrência de eventos fortuitos e diversos do planejado. Uma ferramenta como essa se mostra, dessa maneira, como uma impressionante vantagem competitiva, já que as irregularidades com a carga tenderão a se dissipar, aliviando a perda patrimonial da empresa nos serviços logísticos que antes poderiam ser pouco visualizados ou não feitos adequadamente.

Planejamento de rotas e economia de combustível.

Contando com um monitoramento preciso em tempo real, não somente a certeza de que as mercadorias serão entregues no endereço certo será possível, mas ainda se poderá prever as melhores rotas para os veículos.

Nesse contexto, pode-se planejar os melhores trajetos para que os veículos cheguem ao destino e cumpram sem maiores obstáculos a entrega do produto, ou realização do serviço, prevendo e eliminando com a devida antecedência atrasos de tráfego. Essa medida vai possibilitar não só o cálculo de deslocamentos mais ágeis, mas também a economia de combustível no cumprimento dos trajetos programados.

Aumento da operacionalidade da equipe.

Quando o gestor anuncia aos funcionários da logística, motoristas e demais colaboradores do setor de distribuição que a frota passará a ser monitorada por um sistema de rastreamento, os integrantes da equipe normalmente passam a ter uma postura mais ativa e diligente, de modo que o tempo ocioso diminui e os desvios de percurso são praticamente suprimidos.

E isso automaticamente proporciona uma melhora considerável na produtividade do grupo, o que faz com que os serviços logísticos ganhem muito em tempo e reduzam custos em diversos aspectos.

Faça o teste e se surpreenda com o novo comportamento dos funcionários, que passarão a estar sempre muito mais vigilantes, inclusive diminuindo os acidentes nas rodovias, já que saberão que o patrão ou os gestores do setor logístico, poderão vigiar, em tempo real, os movimentos e as transições de roteiros feitos pelos veículos.

Conservação adequada e preventiva da frota.

Um ponto importante, e que muitas vezes é pouco lembrado pelos gestores e empreendedores como sendo um benefício de grande conveniência para a empresa, é que o monitoramento vai permitir a redução dos custos administrativos e o melhor planejamento da manutenção dos veículos que compõem a frota.

Como as rotas, a quilometragem efetivamente rodada e os caminhos pelos quais cada veículo passou poderão ser calculados e monitorados, será possível fazer um programa de manutenção periódica da frota, de modo que os reparos, a substituição de peças, a troca de óleo e de filtros, além dos serviços gerais de conservação possam ser cumpridos sem surpresas e dentro das expectativas de despesas da empresa.

Viu só como, além de obter mais segurança, controle, precisão, economia e acréscimo da operacionalidade de seu time de funcionários, ao adotar uma boa solução de rastreamento de frota, você também terá muito mais facilidade para fazer a gestão de sua logística.

Isso tudo porque um sistema adequado e de alta qualidade possibilita o uso de recursos mais eficientes e funções integradas em um só local, de maneira que o gestor será capaz de controlar praticamente tudo a partir de uma tela, com apenas alguns poucos comandos. Não tem como ter dúvidas que um investimento desse calibre vai impulsionar de vez sua organização, não concorda?

Assim, se os serviços que você oferece lidam, de algum modo, com a gestão de frotas e operações logísticas, o monitoramento de veículos vai garantir que suas operações tenham a mais alta qualidade, diferenciando sua empresa no mercado e elevando sua reputação entre os clientes.

Entre agora em contato com a GSWAY

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.