fbpx

Seus motoristas são comprometidos com a empresa?

motorista empresa serviço

Seus motoristas são comprometidos com a empresa?

O quanto você confia nos seus motoristas?

Alguma vez você já descobriu que algum motorista estava fora de rota, usando o veículo para fins pessoais?
Se nunca descobriu, não quer dizer que nunca aconteceu. Não controlar o uso dos seus veículos pelos funcionários pode ser extremamente danoso para a empresa. Um desvio indevido de rota gera muito mais gastos e menos produtividade.

Estaria a empresa pagando pela ida ao supermercado?

O uso indevido dos veículos das empresas é mais comum do que se pensa quando a empresa não possui uma rotina de acompanhamento dos veículos e motoristas. Ao saberem que ninguém controla seu caminho, muitos funcionários se aproveitam do fato para usar o veículo para benefício próprio. Seja para dar carona a amigos, para cumprimento de tarefas pessoais ou mesmo para o próprio lazer. Em casos como esses, a empresa acaba pagando pela ida do funcionário a diversos locais fora de rota.
Essa atitude também prejudica a produtividade do negócio, já que dessa forma sobra menos tempo para o atendimento a cada cliente.

Evidências de poder estar sendo enganado.

Existem algumas ocorrências que podem evidenciar o fato de que algum motorista seu está desviando das rotas de forma indevida:
• Motorista chegando frequentemente atrasado com o veículo, inclusive muito tempo após o final do expediente.
• Justificativas insuficientes para o atraso.
• Motorista se comportando ou falando sobre a rota de maneira demorada e/ou insegura.
• Relato de informações que não procedem.
• Funcionário sempre se dispondo a fazer serviços com o carro.

Sempre desconfie.

É possível elaborar uma lista e visitas e fazer um acompanhamento por telefone, ligando para cada funcionário para saber se as visitas foram realizadas.
Essa é uma tarefa notavelmente trabalhosa.
Você provavelmente vai precisar contratar alguém para fazer o serviço de ligar para os funcionários para saber se eles já chegaram a seu destino e repassar a você as informações recebidas.
Pode ser útil fazer um controle do horário de utilização dos veículos.
Para isso, defina um horário específico para saída e retorno dos veículos no começo e no final do expediente.
Procure ser rígido com a questão dos atrasos, pois como já citado antes, um funcionário chegando atrasado, depois do encerramento do expediente, pode muito bem ter usado o veículo para tarefas pessoais.
Se baseando nisso, você também pode calcular o tempo médio para o cumprimento de cada rota e serviço, e caso um atraso ocorra, questionar o motorista dos motivos que levaram a esse atraso.
Por fim, possuir uma garagem própria também é de grande ajuda, já que deixar seu veículo em estacionamentos de terceiros possibilita o uso fora do horário de trabalho.
Pior ainda se o veículo é estacionado na casa dos funcionários, o risco do uso não autorizado aumenta consideravelmente.
Devido a todos esses fatos, é preciso sempre ficar atento ao comportamento de seus motoristas.

Os problemas de se confiar demais.

Por mais que alguém inspire confiança, zelar pelo bem da sua empresa é o mais importante. E você precisa de garantias maiores do que apenas palavras. Em um caso como a contratação de uma pessoa para fiscalizar os motoristas, será preciso confiança em dobro, já que você precisa acreditar no que o motorista e no que este funcionário contratado dizem. Aí surge outro problema: não existe real garantia de que as informações passadas por ambos são verdadeiras.

A solução definitiva.

Para você que é cliente da GSWAY, garantir que o veículo seja usado somente a serviço da empresa, fica muito mais descomplicado.
Abaixo estão algumas dicas de como você pode usar o sistema para controlar o uso dos veículos.

Avise ao motorista.

O simples fato de informar ao motorista que os veículos são rastreados e controlados por um sistema que possui ferramentas automáticas de fiscalização, já muda consideravelmente seu comportamento.
Aqui na GSWAY é comum ouvir de novos clientes que, após instalar o equipamento, e informar aos funcionários, do dia para a noite os carros já ficaram mais disponíveis para a empresa.

Acompanhamento no final do dia

Se você é cliente da GSWAY, já sabe que com um simples clique no veículo no mapa, já mostra a rota e todas as paradas.
Então se estiver desconfiado de algum motorista, faça, durante alguns dias, uma avaliação dos locais que o veículo esteve.
Leva menos de um minuto e você saberá exatamente o que está acontecendo.

Entre agora em contato com a GSWAY

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.