fbpx

Sua frota começa com o primeiro veículo.

frota

Sua frota começa com o primeiro veículo.

Muitos empreendedores nutrem a vontade de começar um negócio de transportes de carga e logística ou sonham aperfeiçoar sua frota para distribuir os produtos fabricados ou comercializados por sua empresa, de modo a ter maior domínio sobre os traslados de mercadorias e as boas operações de seus serviços.Mas existem certos cuidados que o dono ou o gestor do negócio precisa tomar, mesmo que ele comece devagar, com a aquisição de apenas um veículo. Que tal entender um pouco mais sobre esse assunto, para tomar as decisões mais acertadas? Então confira:

Escolha o veículo adequado.

Quando se vai comprar o primeiro veículo ou a remessa de caminhões com a qual vai iniciar o negócio, é preciso que o gestor pense muito bem sobre as estratégias que pretende para o futuro da empresa. Não se deve levar em conta apenas os recursos financeiros do investimento, mas também a demanda de transporte, a durabilidade e a relação custo-benefício do modelo, os tipos de clientes e a localização do depósito, por exemplo, entre outras diversas variáveis. Muitas vezes, comprar um veículo grande demais pode gerar custos extras desnecessários, enquanto adquirir uma frota que não dê conta de suas demandas de traslado pode atrapalhar mais do que ajudar no bom andamento dos negócios.

Pesquise a burocracia.

Além de precisar providenciar a infraestrutura para fazer a parte logística, você deve estar bem preparado também nas questões burocráticas. Um veículo vai exigir manutenção e o pagamento de IPVA, seguro DPVAT e seguro do veículo, dentre outras taxas e custos de manutenção. Além disso, se a ideia for montar uma transportadora, por exemplo, o empreendedor deverá fazer um requerimento junto ao Registro Nacional de Transportes Rodoviários, só podendo atuar nessa atividade após o recebimento do devido registro.

Rastreie seus veículos.

Contar com um sistema de rastreamento e monitoramento dos veículos não consiste somente em uma forma de avaliar a logística e o bom cumprimento da operação de entrega de mercadorias ao destino, mas, sim, em se ter amplo acesso a informações que poderão indicar eventuais problemas em tempo real. Isso significa dizer que o gestor vai poder resolver eventuais contratempos muito mais rapidamente, de modo a garantir que os prazos sejam devidamente cumpridos com a segurança necessária. Um sistema de rastreamento de alto nível permite a identificação do motorista, o controle das saídas e faz por conta própria análises diversas, como o cálculo dos gastos que a frota apresenta, por exemplo.

Diagnostique sua frota.

É fundamental que você tenha controle sobre seus veículos, principalmente quando só conta com um ou dois carros na frota. Afinal de contas, se um desses poucos veículos quebrar ou ficar temporariamente parado, seus serviços poderão também ficar inativos por um tempo indeterminado, podendo fazer com que perca clientes e mercado.

Que tal ficar mais prevenido em relação a esses problemas?

Faça o diagnóstico da sua frota, com ele você poderá identificar quaisquer possíveis falhas na gestão dos veículos da sua empresa, possibilitando que esses problemas sejam sanados no tempo mais curto possível, evitando maiores prejuízos.

Então o que está esperando?

Se você começa a se adaptar às rotinas de cuidados, gerenciamento e monitoramento de seu primeiro veículo, será muito mais simples implementar ou estender essas ações aos novos veículos de sua frota.

Afinal, sua frota não só começa com o primeiro veículo adquirido, mas também com as ferramentas certas que você adota para levar adiante seu negócio.

Entre agora em contato com a GSWAY

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.